PORTEFÓLIO

CENTRADOS NA INOVAÇÃO CONSTRUÍMOS UM PORTEFÓLIO PARA OS NOSSOS CLIENTES

 


Centrais Fotovoltaicas Flutuantes

O Fotovoltaico Flutuante é uma boa ideia. Garantindo a produção de energia a partir de uma superfície de água doce sem diminuir a sua função original, adiciona rentabilidade e sustentabilidade a essa infra-estrutura.

As Centrais Fotovoltaicas Flutuantes Hydrelio® da Ciel et Terre transformaram esta boa ideia numa solução tecnológica real e eficiente. Consistem em estruturas flutuantes construídas a partir de módulos em plástico HDPE (Polietileno de elevada densidade), sendo cada módulo equipado com um painel fotovoltaico. As centrais são desenhadas e dimensionadas para cada local de forma a maximizar a produção garantindo simultaneamente o correcto ajustamento às condições ambientais da infra-estrutura.

Conceito

O conceito Hydrelio® focou-se em atingir o melhor rácio produção/custo, tendo por isso optado pelo simples sobre o alto-desempenho técnico, mas perseguindo a excelência nessa simplicidade. A robustez deste conceito conduziu a Ciel et Terre a uma posição de liderança na implantação desta tecnologia à escala global.

Actuando em mercados onde as condições naturais são favoráveis ao Fotovoltaico Flutuante – elevada insolação e rede hidrográfica (represas de irrigação, tratamento de águas e hidroeléctricas) – a nossa empresa viu imediatamente a vantagem em dispor desta tecnologia inovadora para alguns do seus clientes. Acreditamos fortemente que para as empresas que tenham o usufruto de uma superfície de água esta é a melhor opção para assegurar um rendimento adicional ou uma considerável redução na factura energética.

Características

Existem características distintivas no fotovoltaico flutuante na comparação com outras tecnologias renováveis.

  • Não implica a “captura” de solo para o seu uso
  • A superfície que ocupa mantém a sua função original
  • Por flutuar sobre água tem necessariamente uma temperatura mais baixa
  • A superfície de água que cobre reduz em 90 % a evaporação

Além destas é uma solução de “resposta rápida”. Pode iniciar a produção de energia menos de um ano após a decisão de a instalar (hidroeléctrica, eólica ou solar convencional implicam necessariamente um intervalo de tempo maior)!

Solução

Sempre que haja necessidade de energia eléctrica, Sol e uma superfície de água compatível, as nossas centrais fotovoltaicas Hydrelio® são uma solução a considerar! Estamos disponíveis para o ajudar nessa tarefa.

Omniflow

Os aerogeradores que nos habituamos a ver – turbinas eólicas de eixo horizontal – não são de todo compatíveis com a utilização em ambiente urbano. Pensando numa utilização em edifícios as turbinas Omniflow são a melhor solução.

Conceito

O desenho em eixo vertical torna o vento aproveitável, qualquer que seja a sua orientação, e proporciona um nível de ruído e de vibrações em funcionamento extremamente baixo. A construção especial da asa difusora omnidireccional protege as partes móveis da turbina, diminuindo também o seu impacto visual e impedindo acidentes com as aves. Adicionalmente, o efeito de Venturi gerado pelo difusor amplifica o fluxo de ar aumentando a produção de eletricidade.

Sendo por tudo isto a melhor opção no aproveitamento da energia eólica directamente nos edifícios, Omniflow oferece ainda uma vantagem adicional. Painéis fotovoltaicos de elevado rendimento podem ser instalados na aba do difusor, produzindo electricidade adicional por via fotovoltaica. Havendo espaço disponível, é também possível a instalação de painéis fotovoltaicos convencionais em coordenação com o sistema Omniflow.

As inovadoras turbinas tornam a Omniflow um parceiro ideal para os projectos urbanos da D2M-ENERGYTRANSIT. Estamos prontos para fazer o Seu!

Omniled

OMNILED é uma ideia brilhante! Associar a elevada eficiência energética da iluminação LED em exterior com um gerador híbrido solar/eólico seria por si só notável. Mas graças às características únicas do design OMNIFLOW é possível ir mais longe. O difusor omnidireccional pode para além das baterias alojar no seu interior outros equipamentos relevantes, transformando assim cada luminária OMNILED numa plataforma tecnológica autónoma e eficiente:

– Hot-spot Wi-fi- Recolha local de dados (tráfego/peões/meteorológico)

– Carregamento de VE – Estacionamento inteligente – Vigilância

Todo o equipamento alojado na plataforma OMNILED pode ser monitorizado/controlado por via remota através da plataforma online dedicada da OMNIFLOW.

Tipicamente instalado em postes de 8m OMNILED ilumina eficientemente um diâmetro médio de 20 m. Sensores de movimento e um apurado sistema de controlo permitem uma operação segura e eficiente garantindo uma maximização da durabilidade das baterias e unidades LED.

O foco no desenho OMNILED foi posto numa optimização da eficiência de forma a disponibilizar um máximo de energia aos componentes de IoT que sejam alojados.

Conceito

Utilizada como solução autónoma de iluminação evita a necessidade de cablagem subterrânea e trabalhos de construção civil inerentes, baixando e simplificando os custos de uma iluminação exterior eficiente e sustentável.

Sendo a ligação à rede de distribuição opcional, OMNILED pode constituir uma fonte de energia ininterrupta contribuindo para uma maior estabilidade no fornecimento de electricidade e uma solução de recurso em caso de interrupção de fornecimento.

Características

Características Técnicas:

Omniled 07

Dimensões (Diam./Alt.) [m]

1.20 / 0.30

Gerador

Iman permanente

DIFUSOR

Desenho patenteado

CONTROLADOR DC

Regulador híbrido solar/eólico

POTÊNCIA EÓLICA [W]

100 (a 11 m/s, reg. permnt.)

POTÊNCIA SOLAR [W]

60 (máx.) [1]

BATERIA

500 Wh C10 Cristal Chumbo [2]

ALTURA POSTE [m]

6 / 8

POTÊNCIA ILUMIN. [W]

30 / 45

ILUMINÂNCIA [lm]

5100 / 6800

TEMPERATURA DE COR [K]

4000 / 6000

EQUIPAMENTO OPCIONAL

Monitorz. Controlo via Web (OMNIconnect)

Router  Wi-Fi

Câmera  IP

[1] Painéis solares 60 Wp adicionais dispon.

[2] Baterias 1000 Wh adicionais dispon.

Manutenção de espelhos-de-água

Com as crescentes alterações climáticas e que na Península Ibérica tendem a favorecer regimes de seca, a boa manutenção das reservas de água é essencial.

Assegurar as funções dos espelhos de água mantendo em equilíbrio os ecossistemas aquáticos é cada vez mais uma necessidade para manter a qualidade do recurso mais precioso para múltiplas actividades agro-industriais – a água.

Conceito

A AQUAGO desenvolveu ao longo de anos de experiência em todos os continentes, um conjunto de produtos e serviços para a manutenção de reservas de água.

  • Estudos hidrobiológicos – identificação de espécies infestantes ou nocivas.
  • Planos de acção para erradicação/controlo de algas e plantas aquáticas nocivas
  • Controlo de parâmetros de eutrofização.
  • Utilização de plantas para correcção de patologias de reservas de água

A inovação permanente levou também ao desenvolvimento dos oxigenadores SUNGO. Equipamentos autónomos (funcionamento automático com energia solar), aumentam o nível de oxigenação dissolvido na coluna de água e simultaneamente limitam a proliferação de algas e plantas nocivas.

Qualquer que seja o problema da sua reserva de água a D2M-Energytransit e a Aquago encontram a solução adequada.