PORTEFÓLIO

CENTRADOS NA INOVAÇÃO CONSTRUÍMOS UM PORTEFÓLIO PARA OS NOSSOS CLIENTES

 


Centrais Fotovoltaicas Flutuantes

O Fotovoltaico Flutuante é uma boa ideia. Garantindo a produção de energia a partir de uma superfície de água doce sem diminuir a sua função original, adiciona rentabilidade e sustentabilidade a essa infra-estrutura.

As Centrais Fotovoltaicas Flutuantes Hydrelio® da Ciel et Terre transformaram esta boa ideia numa solução tecnológica real e eficiente. Consistem em estruturas flutuantes construídas a partir de módulos em plástico HDPE (Polietileno de elevada densidade), sendo cada módulo equipado com um painel fotovoltaico. As centrais são desenhadas e dimensionadas para cada local de forma a maximizar a produção garantindo simultaneamente o correcto ajustamento às condições ambientais da infra-estrutura.

Conceito

O conceito Hydrelio® focou-se em atingir o melhor rácio produção/custo, tendo por isso optado pelo simples sobre o alto-desempenho técnico, mas perseguindo a excelência nessa simplicidade. A robustez deste conceito conduziu a Ciel et Terre a uma posição de liderança na implantação desta tecnologia à escala global.

Actuando em mercados onde as condições naturais são favoráveis ao Fotovoltaico Flutuante – elevada insolação e rede hidrográfica (represas de irrigação, tratamento de águas e hidroeléctricas) – a nossa empresa viu imediatamente a vantagem em dispor desta tecnologia inovadora para alguns do seus clientes. Acreditamos fortemente que para as empresas que tenham o usufruto de uma superfície de água esta é a melhor opção para assegurar um rendimento adicional ou uma considerável redução na factura energética.

Características

Existem características distintivas no fotovoltaico flutuante na comparação com outras tecnologias renováveis.

  • Não implica a “captura” de solo para o seu uso
  • A superfície que ocupa mantém a sua função original
  • Por flutuar sobre água tem necessariamente uma temperatura mais baixa
  • A superfície de água que cobre reduz em 90 % a evaporação

Além destas é uma solução de “resposta rápida”. Pode iniciar a produção de energia menos de um ano após a decisão de a instalar (hidroeléctrica, eólica ou solar convencional implicam necessariamente um intervalo de tempo maior)!

Solução

Sempre que haja necessidade de energia eléctrica, Sol e uma superfície de água compatível, as nossas centrais fotovoltaicas Hydrelio® são uma solução a considerar! Estamos disponíveis para o ajudar nessa tarefa.

Omniflow

Os aerogeradores que nos habituamos a ver – turbinas eólicas de eixo horizontal – não são de todo compatíveis com a utilização em ambiente urbano. Pensando numa utilização em edifícios as turbinas Omniflow são a melhor solução.

Conceito

O desenho em eixo vertical torna o vento aproveitável, qualquer que seja a sua orientação, e proporciona um nível de ruído e de vibrações em funcionamento extremamente baixo. A construção especial da asa difusora omnidireccional protege as partes móveis da turbina, diminuindo também o seu impacto visual e impedindo acidentes com as aves. Adicionalmente, o efeito de Venturi gerado pelo difusor amplifica o fluxo de ar aumentando a produção de eletricidade.

Sendo por tudo isto a melhor opção no aproveitamento da energia eólica directamente nos edifícios, Omniflow oferece ainda uma vantagem adicional. Painéis fotovoltaicos de elevado rendimento podem ser instalados na aba do difusor, produzindo electricidade adicional por via fotovoltaica. Havendo espaço disponível, é também possível a instalação de painéis fotovoltaicos convencionais em coordenação com o sistema Omniflow.

As inovadoras turbinas tornam a Omniflow um parceiro ideal para os projectos urbanos da D2M-ENERGYTRANSIT. Estamos prontos para fazer o Seu!

Omniled

OMNILED é uma ideia brilhante! Associar a elevada eficiência energética da iluminação LED em exterior com um gerador híbrido solar/eólico seria por si só notável. Mas graças às características únicas do design OMNIFLOW é possível ir mais longe. O difusor omnidireccional pode para além das baterias alojar no seu interior outros equipamentos relevantes, transformando assim cada luminária OMNILED numa plataforma tecnológica autónoma e eficiente:

– Hot-spot Wi-fi- Recolha local de dados (tráfego/peões/meteorológico)

– Carregamento de VE – Estacionamento inteligente – Vigilância

Todo o equipamento alojado na plataforma OMNILED pode ser monitorizado/controlado por via remota através da plataforma online dedicada da OMNIFLOW.

Tipicamente instalado em postes de 8m OMNILED ilumina eficientemente um diâmetro médio de 20 m. Sensores de movimento e um apurado sistema de controlo permitem uma operação segura e eficiente garantindo uma maximização da durabilidade das baterias e unidades LED.

O foco no desenho OMNILED foi posto numa optimização da eficiência de forma a disponibilizar um máximo de energia aos componentes de IoT que sejam alojados.

Conceito

Utilizada como solução autónoma de iluminação evita a necessidade de cablagem subterrânea e trabalhos de construção civil inerentes, baixando e simplificando os custos de uma iluminação exterior eficiente e sustentável.

Sendo a ligação à rede de distribuição opcional, OMNILED pode constituir uma fonte de energia ininterrupta contribuindo para uma maior estabilidade no fornecimento de electricidade e uma solução de recurso em caso de interrupção de fornecimento.

Características

Características Técnicas:

Omniled 07

Dimensões (Diam./Alt.) [m]

1.20 / 0.30

Gerador

Iman permanente

DIFUSOR

Desenho patenteado

CONTROLADOR DC

Regulador híbrido solar/eólico

POTÊNCIA EÓLICA [W]

100 (a 11 m/s, reg. permnt.)

POTÊNCIA SOLAR [W]

60 (máx.) [1]

BATERIA

500 Wh C10 Cristal Chumbo [2]

ALTURA POSTE [m]

6 / 8

POTÊNCIA ILUMIN. [W]

30 / 45

ILUMINÂNCIA [lm]

5100 / 6800

TEMPERATURA DE COR [K]

4000 / 6000

EQUIPAMENTO OPCIONAL

Monitorz. Controlo via Web (OMNIconnect)

Router  Wi-Fi

Câmera  IP

[1] Painéis solares 60 Wp adicionais dispon.

[2] Baterias 1000 Wh adicionais dispon.

Iluminação LED “Heavy-Duty”

Que a iluminação LED é certamente a melhor forma de ter luz de qualidade com o menor consumo de energia é já do senso comum. Também que numa economia globalizada todos os custos contam para o rácio de produtividade e portanto para o sucesso da empresa, está em todos os manuais. Que a Indústria é cada vez mais o núcleo de uma economia saudável é um facto renovadamente reconhecido. Era portanto lógico desenvolver uma solução LED dedicada ao ambiente Industrial, e foi precisamente isso que a SES-Lighting fez com a linha beLine®.

 Inovação

O desafio não era pequeno…o ambiente Industrial é duro – naves industriais de grande altura,humidade elevada, temperaturas extremas, poeiras e vibrações – a exigência de desempenho é grande, para trabalhadores e maquinaria e os parâmetros financeiros implacavelmente aplicados. Além disso a tecnologia de iluminação LED, completamente electrónica, estava remetida para aplicação nas condições amenas e controladas de residências e escritórios. Explorando os limites do potencial da tecnologia LED e trabalhando em colaboração com os clientes e às suas necessidades específicas, mantendo simultaneamente o compromisso de utilizar apenas matérias-primas recicláveis e num desenho ambientalmente sustentável, a SES-Lighting foi construindo a linha beLine® de luminárias.

Características

Superar as duras condições fornecendo a luz da maior qualidade é o mote das luminárias beLine® que:

  • Fornecem luz de qualidade em locais com temperaturas entre –30°C e 70°C
  • Reduzem ou evitam custos de manutenção
  • Melhoram drasticamente a qualidade da luz
  • Poupam até 80 % de energia
  • Diminuem radicalmente as emissões de CO2

Conceito

Com poupanças tão relevantes na factura energética o retorno do investimento é necessariamente curto e estando seguros do desempenho das luminárias beLine®, a SES-Lighting implantou um modelo de negócio em que o cliente tem a possibilidade de pagar o melhoramento da iluminação sem fazer um investimento adicional.

Se a sua empresa está no ramo Industrial (madeira, metal, papel ou vidro) ou tem armazéns de dimensão considerável e trabalha em dois ou mais turnos, consultar-nos pode revelar-se a chave para poupanças de energia, aumento dos lucros e melhoria das condições de trabalho e produtividade.

Levamos a sua empresa ao sucesso beLine®!

ENDOTHERM

Aditivo para Eficiência Energética (aquecimento central com base em água quente).

As características especiais de ENDOTHERM permitem poupanças médias anuais de 15% nos custos do aquecimento.

Qualquer sistema de aquecimento central com radiadores tem micro-imperfeições na sua superfície interna. Este facto, aliado à tensão superficial do fluido circulante (água) impedem a melhor transferência térmica. ENDOTHERM altera a tensão superficial em mais de 60% originando maior contacto do fluido com a superfície interior elevando portanto a transferência do calor. Aumentar a eficiência deste processo significa que a divisão aquecerá mais rapidamente e permanecerá à temperatura desejada mais tempo. Assim, a energia necessária para garantir o conforto é muito menor.

De instalação muito fácil, compatível com qualquer sistema de aquecimento com caldeira de água quente e 100% natural, ENDOTHERM é perfeitamente compatível com o uso em habitações.

A poupança média de 15% em energia e a inexistência de manutenção acrescida nos equipamentos fazem de ENDOTHERM uma solução sustentável para uso industrial, trazendo um ganho tangível de eficiência energética e portanto na redução de emissões.

Características

  • EndoTherm is an energy saving additive for any central heating systems.
  • Savings up to 15% on energy demand effects of EndoTherm have been independently tested and proven by an ISO17025 accredited test house.
  • EndoTherm is made from 100% organic materials.
  • EndoTherm is proven to be non-corrosive and causes no damage to heating system components.
  • Easy installation in 10-15 minutes.
  • EndoTherm will work in any closed, wet central heating system.

Conceito

EndoTherm™ baseia-se no aumento da área de contacto térmico entre o fluido circulante e o interior dos radiadores por redução da tensão superficial da água em circulação nos sistemas de aquecimento central.

A alteração da tensão superficial de um fluido significa torná-lo “mais molhado”. ENDOTHERM corta as ligações inter-moleculares de Hidrogénio da água onde é adicionado resultando um fluido 60% mais “molhado” que a água normal. O contacto com a superfície interior, mesmo nas micro-fissuras ou imperfeições é aumentado na mesma proporção. Daí resulta a transferência de calor mais eficiente no interior do edifício.

Com a progressiva dissipação do calor na divisão o arrefecimento do fluido fá-lo circular em direcção à caldeira consideravelmente mais frio. Isto permite nos sistemas mais modernos uma melhor condensação na caldeira reduzindo a taxa de esforço da mesma para reaquecer o fluído. Assim, mesmo os sistemas mais eficientes e modernos tem um melhor desempenho quando ENDOTHERM é introduzido.

Sistemas de Conversão de Calor Residual

A tecnologia HRU (Heat Recovery Unit) da Enerbasque permite a geração de energia eléctrica a partir do calor resultante dos processos industriais.

Com base no princípio de funcionamento do ciclo de Rankine, o sistema HRU aproveita o calor de uma dada fonte quente para evaporar um fluido de trabalho (evaporador). Mais precisamente está-se perante um ciclo de Rankine orgânico (ORC), pois o fluido de trabalho é orgânico (com mudança de fase a baixas temperaturas). O fluido no estado gasoso acciona uma turbina associada a um gerador elétrico. Depois de expandido, o fluido irá permutar calor com a fonte fria no condensador resultando líquido comprimido a baixa pressão. Uma bomba vai pressurizar o líquido até à pressão da fonte quente renovando assim o ciclo.

Vantagens Gerais

A maioria dos processos industriais estão associados à libertação de calor residual, estes processos são potencialmente compatíveis com o uso da tecnologia HRU. Dependendo das características gerais de operação, a quantidade de energia gerada pela tecnologia HRU pode aumentar a eficiência energética levando a uma maior sustentabilidade da operação.

Vantagens Específicas

Por recorrer a um meio simples e comprovado para a expansão do fluido – expansor de parafuso – estas máquinas demonstram ser robustas e fiáveis, mesmo em condições exigentes de operação.

Conceito

O enfoque da concepção foi o de assegurar necessidades mínimas de intervenção através do sistema de controlo automático que se adapta a uma larga variedade de condições de trabalho. O resultado final é uma optimização da eficiência na produção de electricidade.

O objectivo nuclear do projecto foi o de introduzir inovações conducentes à redução das necessidades de manutenção do sistema. Evitando operações de lubrificação complexa obtém um rácio de custo de manutenção/KWh consideravelmente mais baixo.

Outra característica das máquinas HRU da Enerbasque é a sua flexibilidade. O desenho pode facilmente adaptar-se a espaços reduzidos, aos equipamentos de arrefecimento existentes e ao aproveitamento energético tanto de líquidos como de gases.

O I&D da Enerbasque numa abordagem inovadora, transformou um clássico compressor de ar de parafuso, num expansor de parafuso mais eficiente a baixas temperaturas, capaz de funcionar eficientemente com fluidos mais vapor.

AVReporter- Software de Gestão Integrada de Energia

AVReporter é uma ferramenta informática inteligente, concebida como a componente chave do sucesso de sistemas de gestão de energia tornando o quotidiano de gestores e engenheiros mais simples e produtivo.

O AVReporter transforma dados em ganhos. Ganhos por poupança em energia, tempo, dinheiro e mão-de-obra. Além disso o AVR será ainda um precioso aliado para atingir objectivos de eficiência energética, disponibilizar relatórios para auditorias energéticas/ambientais ou para certificação ISO 50001. O AVR interliga-se facilmente com sistemas de gestão industrial e ERPs, acrescentando-lhes a componente energética / ambiental.

Características

Ferramentas poderosas na visualização de dados

  • Grande selecção de modelos de relatórios e quadros de informação disponíveis
  • Relatórios completamente personalizados e à medida do utilizador
  • Relatórios calendarizados para grupos ou indivíduos

Sistema de alertas sofisticado

  • Controle e monitorização automática de notificações
  • Detecção e alerta de anomalias
  • Via SMS ou correio electrónico

Acesso a análises complexas

  • Modos avançados de visualização, previsão e estatística
  • ISO 50001, Indicadores-Chave de Desempenho
  • Análise comparativa directa e simplificada
  • Emissões de CO2, GEE-Gases de Efeito de Estufa e Eficácia Energética

Gestão integrada de serviços energéticos

  • Geração de facturas parcelares para inquilinos/franchisados
  • Análises precisas de consumos
  • Gestão da Qualidade Energética (EN50160, etc.)
  • Optimização das necessidades energéticas e da gestão dos contratos de fornecimento

Dados em tempo real

  • Visualização e Monitorização em tempo real
  • Permite aos utilizadores uma visão imediata da situação
  • Proporciona rapidez de identificação e resposta às situações

Perfis Plurinacionais

  • Disponibilidade crescente de línguas e definições nacionais
  • Mudança instantânea da língua dos relatórios/visualizações
  • Alteração instantânea da moeda e demais grandezas em análise

Integração fácil

  • Permite tratamento numa só aplicação de dados provenientes de múltiplos sistemas (ERP, SCADA, BMS, EMS e outras ferramentas de controle de produção)
  • Arquitectura aberta para suportar protocolos industriais standard e crescente variedade de equipamentos

CONTACTE-NOS

MORADA

Rua D. João I. 256
4450-169 MATOSINHOS
Portugal

TELEFONE

Geral: +351 225 322 000
Fax: +351 226 177 662

EMAIL

INFO@D2M-ENERGYTRANSIT.PT