EDIA investe em painéis fotovoltaicos flutuantes

EDIA investe em painéis fotovoltaicos flutuantes
31 January, 2017 @master

A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva anuncia a instalação do primeiro conjunto de painéis fotovoltaicos flutuantes.

Os painéis foram colocados no reservatório da Cegonha, do aproveitamento hidroagrícola de São Matias.

O sistema, desligado da rede eléctrica, é composto por 44 painéis fotovoltaicos flutuantes  com uma potência instalada de 11 kW.

A empresa montou ainda um sistema de armazenamento de energia, com autonomia para 5 dias sem sol. Este permite, segundo a EDIA; “abastecer os órgãos hidráulicos do reservatório, os sistemas de monitorização e telecontrolo e ainda a Estação de Filtração de um bloco de rega com 2 163 hectares”.

Através desta solução a empresa gere Alqueva evitou a instalação de uma linha de média tensão com uma extensão de cerca de 2 quilómetros.

A EDIA assegura, em nota enviada às redacções, que “tem vindo a apostar em soluções energéticas amigas do ambiente e ecologicamente compatíveis com um processo de desenvolvimento sustentado que se deseja para a região, dando assim o exemplo através de soluções fotovoltaicas, como esta, ou como a que instalou na cobertura da sua sede, em Beja, ou ainda nas pequenas centrais fotovoltaicas instaladas em Alqueva, na Estação Elevatória do Pisão ou na Estação Elevatória da Amoreira”.

A empresa lembra que “Alqueva concluiu em 2016 a instalação dos 120 mil hectares de regadios previstos no projecto, estando toda esta área disponível para regar nesta campanha”.

in: Rádio Pax